Stevie B
Quando o movimento Funk começou, por volta de 87/88, lá estava Steven Bernard Hill, o Stevie B, encabeçando o que foi chamado pelos funkeiros de "Funk Melody". Só para esclarecer: o que os brasileiros costumam chamar de Funk, na verdade, se chama Freestyle. O verdadeiro Funk, representado por artistas como George Clinton, James Brown, Kool & the Gang, Afrika Bambaataa e congêneres é uma mistura de Soul e Disco Music. Foi muito popular na virada da década de 70 para a de 80. Já o Freestyle é caracterizado por uma mistura de House, Pop e influências latinas. Não por acaso, a capital do Freestyle é Miami. Lá, artistas como Angelina, Lil Suzy, Shannon e o próprio Stevie B deram as cartas durante muito tempo.
Stevie B não é apenas um cantor. Ele também é produtor e escreve suas própiras músicas. Nativo do sul da Flórida, ele fez de tudo um pouco, como manda a tradição de todo "latino" que vive na América: postos de gasolina, "Fast-foods" e lava-rápidos podem ser encontrados no currículo do rapaz. Tudo isso até 1987. Neste ano, ele gravou (não me pergunte como...) seu primeiro hit de sucesso: "Party your Body", que se tornou uma febre nos clubes locais. Logo, a música já estaria tocando nas rádios de maior penetração dos EUA. Sendo assim, no ano seguinte, ele lança seu primeiro álbum, de mesmo título de seu primeiro hit: "Party your Body".
Em 1988, Stevie B continuou trabalhando com outros artistas como no single B.V.S.M.P. “I Need You”, onde ele escreveu a letra e arranjou a música. Nesse mesmo ano ele lançou seu 2º single “Dreamin’ Of Love”, só que dessa vez lançado pela Lefrak-Moelis Records. Neste single ele também escreveu, arranjou e produziu a música, contando ainda com a ajuda de Tolga Katas. Ainda neste ano veio o grande sucesso “Spring Love” e o 1º álbum “Party Your Body” produzido e arranjado por Stevie B e Tolga Katas na Lefrak-Moelis Records. Ele também lança "In my Eyes", álbum que contém seu primeiro Top 40 na parada da Billboard: "I Wanna be the One". Seu segundo álbum seguia basicamente a mesma linha Freestyle de seu álbum anterior. Batidas dançantes, sintetizadores que sampleavam a histórica "Trans-Europe Express" do Kraftwerk e todo o aparato Pop para tomar de assalto as paradas.
Agora, uma pausa para uma pequena questão: estranhamente, os maiores sucessos de Stevie B no exterior se devem às suas baladas, muitas vezes classificadas pelos críticos de música como "melosas". Já no Brasil, o cara se tornou conhecido principalmente pelo seu estilo dançante e suas músicas mais "Funk". É esquisito pois, no Brasil, o que faz sucesso lá fora é o que faz sucesso aqui. Desta vez, foi um pouco diferente. Seus singles que estouraram no Brasil foram: "Spring Love", "Funky Melody", "Shake your Body" e "Running Back". E, claro, seu maior hit, que viria em seu próximo álbum.
"Love and Emotion", seu terceiro e mais bem sucedido álbum, trouxe seu hit definitivo, que o colocaria no topo das paradas Pop: "Because I Love You (The Postman Song)". Além disso, vieram também "I'll Be by Your Side" e a faixa de mesmo nome do disco: "Love and Emotion". Tudo isso só provou que Stevie B é um grande artista, tanto em suas músicas quanto em suas produções, sempre muito boas.
Durante a década de 90, Stevie B perdeu seu posto para outros artistas como Angelina e Tony Garcia, mas continua fazendo parte da história do Freestyle, sendo um de seus pioneiros.